Cuidado com o Shadowban no Instagram!


Você notou uma queda no seu engajamento recentemente? Seu alcance parece ter diminuído? Não aparece em algumas hashtags?

Então talvez sua conta tenha sido afetada pelo “SHADOWBAN” do Instagram. E Sua conta passa a ser praticamente um fantasma dentro da rede.

O que é o “Instagram Shadowban”? E como evitá-lo?

“Shadowban” é um termo em inglês usado para o ato de bloquear um usuário de uma plataforma online sem que ele perceba que ela foi banido. No caso do “shadowban” do Instagram, é a CASTIGO do Instagram  para punir os usuários de utilizarem o aplicativo de forma errada ou maliciosa.

Se você usa certas hashtags nos seus posts e for afetado pela “shadowban”, seus posts SERÃO OCULTADOS para outros usuários se eles buscarem pelas mesmas hashtags que você usa. Com isso, suas possibilidades de ganhar mais seguidores, mais engajamento e mais alcance diminuem muito.

1.    Não use robôs para aumentar seus seguidores

Se você usa algum software que utiliza robôs para curtir, comentar e aumentar seus seguidores, é bem provável que corra o risco de ser banido. O Instagram recentemente atualizou seu algoritmo para eliminar contas falsas e atividades de robôs, então o algoritmo dele está atento a contas que usam esses softwares.

2.    Não use hashtags banidas pela rede social

Existe uma lista enorme de hashtags que estão na mira do Instagram. São hashtags que foram denunciadas por uso inapropriado de usuários (nudismo, spam, preconceito).

Exemplo #SEXTOU é uma tag genuinamente Brasileira, que foi banida por conter conteúdos pornográfico atribuída a abreviação GRINGA: SEX -T -OU

TESTE PARA SABER SE VOCÊ UTILIZOU ALGUMA HASTAG BANIDA  E ACABOU CAINDO NO SHADOWBAN:

CLIQUE AQUI PARA TESTAR!

3.    Não exceda o número limite para seguir e curtir (ROBÔS)

Não use nenhuma estratégia para crescimento rápido, como curtir vários posts e seguir vários perfis num dia só. Com isso, o Instagram pode entender que você está usando um robô e banir seu perfil.

4.    Evite ser denunciado por outros usuários

Se o seu perfil for denunciado por vários usuários, ele também estará na mira do Instagram. Por isso, não arrisque postar algo que não siga as regras da rede social nesse momento ou posts muito polêmicos ou que podem ser mal interpretados pelos seus seguidores.

5.    Cuidado com a quantidade de hashtags

Nesse momento, sugiro que não arrisque usar mais que as 30 hashtags que são permitidas pelo Instagram. Muita gente usa 30 hashtags em um comentário e outras 30 em outro comentário. Não faça isso!

Essas foram as dicas que pesquisamos até esse momento. Mas como o algoritmo do Instagram está mudando a todo momento, tudo isso pode mudar em pouco tempo.

Caiu no ShadowBan?? Saiba como você pode sair deste Castigo!

CLIQUE AQUI

Não confunda com o algoritmo do Instagram

Quedas no alcance e pouco crescimento de perfil também podem estar relacionadas ao algoritmo do Instagram. E você precisa entender bem a diferença entre ele e o shadowban.

CLIQUE E  LEIA SOBRE AS MUDANÇAS NO ALGORITMO AQUI 

Se tiver mais alguma informação sobre o “shadowban” do Instagram, compartilhe conosco e comente abaixo.

Forte Abraço

Aline Gomes