APERTAR ou NÃO o botão “Promover” do Instagram?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vou te dar 03 motivos para não apertar e 3 situações em que você pode clicar sim.

Bom, antes de tudo não quero deixar claro que é apenas recomendação.

Se você utiliza o botão e tem resultados tangíveis, que não seja só curtida (até porque curtida não paga boleto né).

É importante destacar que cada negócio tem uma meta diferente, porém todos com os mesmos objetivos: GANHAR DINHEIRO.

Agora vou te explicar por que o botão de promover do Instagram divide tantas opiniões.

Pra começar o botão de promover existe para você criar um anúncio da sua postagem sem sair da plataforma de forma rápida e descomplicada, só que pra isso ele restringe a funcionalidade pulando várias etapas.

Quando aperta o botão promover, do seu post, você está, na verdade, destacando aquele conteúdo. Só dando um UP. E por mais que você selecione a região, gênero, idade, e adicione alguns interesses do seu público, ainda assim, ele irá mostrar o seu conteúdo, para quem tem chance de curtir a sua imagem e nem sempre, quem curte uma imagem é quem realmente compra.

Daí você me fala: Ah Aline, eu sempre impulsiono por aqui e tenho muito retorno.

E eu volto a te perguntar: TEVE VENDAS?

 

Por isso, promover um conteúdo diretamente no Instagram pode até funcionar, mas se você quer mais resultados certos, o Gerenciador de Negócios do Facebook é uma opção mais assertiva, mesmo parecendo ser um pouco mais complicado de usar.

Já falei que o botão promover é apenas um atalho, mas se o seu objetivo for algo mais palpável que ter curtida e seguidor, ele pode gerar um desperdício de dinheiro.

Por isso, promover um conteúdo diretamente no Instagram pode até funcionar, mas se você quer mais resultados certos, o Gerenciador de Negócios do Facebook é uma opção mais assertiva, mesmo parecendo ser um pouco mais complicado de usar.

 

Já falei que o botão promover é apenas um atalho, mas se o seu objetivo for algo mais palpável que ter curtida e seguidor, ele pode gerar um desperdício de dinheiro.

 

Vou lhe dar sobre 03 reais motivos para você não clicar no botão promover.

– Segmentação limitada

Você não consegue criar uma campanha específica para mostrar seu conteúdo apenas para seus seguidores. Ou para pessoas que se envolveram ou visitaram sua página, e ainda com pessoas que salvaram alguma imagem sua.  Pois não possui a função de público personalizado.

Só para lhe explicar melhor. Você já tem seus seguidores (mesmo que poucos), que escolheram te seguir por livre espontânea vontade, porém seu conteúdo postado não aparece para ele de forma orgânica, então o que você faz? APERTA O PROMOVER.

Só que fazendo isso, seu post é entregue muitas vezes para um público mais aleatório externo, e não para quem te segue.

Então aquela pessoa que já tem interesse em receber seus conteúdos, nem sempre recebe… entende como isso pode se tornar complicado e sem sentido.

 

– Limitação dos objetivos de campanha

Pelo gerenciador de anúncios você tem como escolher diversos objetivos da sua campanha como envolvimento, tráfego, conversão, alcance, geração de cadastro, entre tantas outras.

Quando você usa o botão promover, o objetivo é somente de envolvimento e tráfego. Então ele não buscar pessoas que tem grande chance de convergir para vendas, apenas para atrair que curte tudo que vê.

 

– Testar vários layouts ao mesmo tempo

Quando você clica no botão promover, você não pode testar várias artes, para saber qual criativo terá melhor performance.

Ficando preso somente aquele que já está em seu perfil.

E isso parece idiota, mas é muito negativo pois te impossibilitará de testar, analisar e saber que tipo de anúncio funciona mais para o seu público. E, se você trabalha com anúncios, como saber o que seu público realmente gosta de ver? Testando. 

E quando devo usar então? 

Como eu disse, pode ser que esse botão funcione para você,
principalmente se o seu objetivo é interação, já que ele tem ótimos resultados
nesse quesito.

No entanto, se o seu objetivo é aumentar vendas, você pode
está perdendo dinheiro.

Selecionei 3 situações aceitáveis para apertar o botão
PROMOVER:

 

Se tiver pouco tempo para criar um anúncio e precisar
começá-lo o quanto antes.


– Se tiver um público extremamente pequeno, local sem muito
detalhes no e quiser gerar interação rapidamente.


– Se quiser atrair curtidores e seguidores sem muitos
filtros de seleção para massagear seu ego.

Fora isso, se você procura realmente aumentar seus resultados de vendas. Não use! Você só vai gastar dinheiro e tempo.

OK, até agora eu falei o que não fazer. Mas e o que fazer?
Como fazer para anunciar adequadamente então no Instagram?

Para anunciar no Instagram use o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que também facilita a criação de anúncios e campanhas com apenas alguns cliques. É super intuitivo, basta especificar bem detalhadamente o público que você deseja atrair e a finalidade do seu anúncio.

“Ah Aline, eu já usei o gerenciador, montei uma campanha
corretamente e não tive resultados.”

As vezes o Que você acredita ser um BOM resultado: é ganhar seguidor.

Se não é este o seu caso, tenho uma notícia triste. Se não teve resultado, é porque o conteúdo não estava bom.

Desistir? Não é uma opção. Adaptar seu conteúdo… sim, sempre.

 

E você, usava o botão promover no Instagram? Conte-me nos comentários como você faz com seus anúncios no Instagram.