Gestão de Marcas

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BRANDING Uma Gestão de Marketing com VALOR para sua marca.

Muitas pessoas confundem MARCA com LOGOMARCA. Com este texto, espero acabar de uma vez com este mito.  Marca é um verbo!

E QUANDO UMA MARCA VIRA VERBO?

Muitas marcas fazem parte das nossas ações diárias, às vezes essas ações tornam-se tão rotineiras que a marca acaba sendo inserida como verbo para tal ação.

E o verbo torna-se tão popular, que muitas pessoas nem imaginam ser uma designação de marca.

Ex.:  Xerox

Xerocar tornou-se mais do que uma ação de marca e com isso, ninguém faz uma Fotocópia.

 

Você já parou para pensar o que a SUA MARCA representa na vida das pessoas?

(…) A Bem da verdade é que: MARCA é aquilo que as pessoas falam sobre você quando você não está presente. Jeff Bezos – CEO Amazon.com (…)

A Marca se constrói através de um conjunto de experiências que ela promove na vida das pessoas. Construir uma imagem a partir de uma verdade da marca, é premissa fundamental para o sucesso da mesma.  Por isso o termo “divulgar uma marca”, tornou-se obsoleto.

Acompanhando estas mudanças, Branding (Gestão de Marcas) dividiu-se em 02 etapas:

Branding Inactive – Velho modelo de gestão, onde a marca era somente uma mensageira e os consumidores eram tratados como meros receptores passivos. As informações eram transmitidas através dos meios de divulgações tradicionais (pagos e caros), realizado geralmente pelas grandes empresas.

Branding Innovation – Modelo Inovador

Neste modelo, a Marca agora é uma moeda de valor para um relacionamento mais horizontal com o cliente. Inovações são aceitas ou rejeitadas através de contato interpessoal, não por mídias de massa.

Os famosos e valorizados 04 P´s do Marketing se transformam em:

Neste novo cenário mercadológico, os métodos de relações e posicionamentos de uma marca, ficam cada vez mais acessíveis. E ter presença relevante para o consumidor final é uma tarefa mais emocional e verdadeira.

Ou você é uma MARCA ou você é uma MERCADORIA.

Apesar do antigo marketing ainda ter o seu lugar, ele é uma realidade muito distante para pequenas e médias empresas.

As ferramentas e estratégias do novo marketing são mais bem adaptadas às empresas nascentes e os empreendedores precisam conseguir mudar à sua maneira de pensar trocando o ideal de ser uma grande empresa, pelo fato de estarem gerindo pequenos negócios inovadores.

Para iniciar um processo de análise de sua MARCA, faça a seguinte pergunta:

O que aconteceria na vida das pessoas se minha MARCA deixasse de existir?

Se a resposta for: NADA. Está na hora de procurar inovações para o seu negócio e com isso melhorar a percepção de sua marca.

 

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