Como criar um nome original para o seu negócio?
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O Nascimento de uma empresa, também começa pelo NOME.

Por isso, eu criei  05 pilares que analiso com importância para criar um nome criativo e único: CCGPP

 

 

Confuso?

Bom eu gosto de criar algumas siglas ou processos para padronizar estas criações.

Ah Aline Mas Google e pesquisa não é a mesma coisa? Não… vou explicar melhor no decorrer.

 

 

 

•CONCEITO

Defina o recado que a sua marca quer transmitir

Defina um objetivo, um sonho, aonde você quer chegar… Que recado sua marca quer passar?

A quem ela vai atingir?… o público que você irá conversar?

 

 

 

• CRIATIVIDADE

Chegamos na minha área… minha cabeça até ferve agora.

FUJA DO MAIS DO MESMO

É sério gente… Mesmo com muitas empresas do mesmo ramo é possível sim se diferenciar.

Você pode escolher pelo segmento que atua, pela região, ou pelo público alvo.

Pense na sua MARCA pronta e imagine uma campanha para divulgá-la… Algo que dê pra fazer brincadeiras relacionadas ao seu nome: Ex Livre Marketing… eu uso Marketing Livre a todos… Seja LIVRE

 

Relacione o que você faz, com seu público e anote todas as ideias de nome que vierem na mente.

Todas!

 

 

GOOGLE

Como meu negócio é procurado no Google? Quais são as palavras chaves do meu ramo?

Quando um cliente busca pelo meu serviço o que ele digita?

Este método, ajuda a escolher palavras chaves que ligarão você ao termo de pesquisa do Google do seu ramo.

 

 

PRONÚNCIA

A parte mais delicada. Evitem palavras estrangeiras de difícil pronúncia.

Eu particularmente quando o cliente me dá poderes de mudar são as primeiras que eu descarto.

Que chato toda vez que você passar o nome, falar para seguir na rede, ou acessar o site você ficar SOLETRANDO as palavras… isso dificulta a memorização.

Por mais que você pense que está abafando, se sua tia avo não souber falar o nome de sua empresa, acho arriscado você manter esta opção.

Claro que há nomes que estão enraizados na nossa cultura e praticamente impossíveis de não serem usados… MARKETING é um exemplo.

 

 

Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por não conseguirem pronunciar.

 

 

 

A Natura tem um ótimo exemplo. Quando Luis Seabra fundou a Natura em 1969, quase todos seus concorrentes adotavam nomes de origens européias, principalmente que remetesse a França.

Mas Seabra tinha outro objetivo: construir uma marca e empresa que estivesse ligada ao bem estar, à natureza, às relações humanas e à melhoria da autoestima das pessoas.

Mais de 40 anos depois, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil.

 

 

Há dezenas de outras formas de construirmos nomes originais, mas a que mais me identifico é a forma ARBITRÁRIA. Que define o NOME escolhido sem nenhuma razão aparente e despertam a curiosidade do público e, ao saber a razão do nome, aumenta sua empatia com a marca.

Ex.: As operadoras usam muito este conceito de nomes e marcas simples, mas que são mais fáceis de serem memorizadas.

VIVO / CLARO / OI / TIM /

 

Ou ainda APPLE / BLACK BERRY

 

 

Veja abaixo outras formas de originais de criar nomes:

  • Rimas

Coca-Cola, Hopi Hari.

São sílabas que se repetem e dão sonoridade ao nome. São fáceis de memorizar.

 

  • Palavras inventadas/mágicas

Leitíssimo, Moranguito, Macbook

 

  • Siglas

WL Com

RP Assessoria

O nome não tem muito significado conceitual, muitas vezes é só o resumo do nome da pessoa. Porém são de fácil memorização.

 

  • Abreviação

FEDEX – Federal Express

 

  • Descritiva

Descrevem o produto ou serviço que fazem, normalmente o INPI não permite registro de marcas assim: Exemplo: Açougue de Carne / Loja de Bicicleta

Mas acredito que as pessoas não pensam em colocar nome assim certo?

 

  • Nomes dos Fundadores

Walt Disney

 

  • Nome em língua estrangeira

Youtube / Amazon

 

  • Onomatopeias

Onomatopeias é uma figura de linguagem na qual se reproduz com um som ou um fonema.

No caso para criar uma marca, é quando queremos transmitir a ideia de negócio, produto ou serviço jovem e divertido.

Ex.: Yahoo / Nhac / Boom / Crash

 

  • Simbólica

Quando uma marca usa uma imagem que descreve seu conceito.

Ex.: Jaguar / Puma

 

Pronto! Você já pensou em diversos nomes legais, mas antes de definir vamos para o último passo. 

 

 

  • PESQUISA

 

Para escolher o nome, eu particularmente mantenho ao meu lado, um computador aberto e quando penso no nome, pesquiso logo em seguida no Google, Instagram e Facebook e INPI (Instituto Nacional da propriedade industrial).  https://gru.inpi.gov.br/pePI/

 

Assim, se não houver outra empresa, do mesmo ramo com o mesmo nome, ele já se torna um candidato forte para minha escolha.

 

Então se você pensou em um nome e encontrou diversos nomes iguais por aí, mesmo que seja em outro estado, acho válido e sensato pensar em outro nome né mesmo?

 

Após pesquisa realizada e o nome devidamente escolhido.

 

Vamos para o segundo passo que é a Construção da Identidade Visual que você verá no próximo artigo.

 

Nos vemos em breve.

 

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