Importância e Benefícios de uma Identidade Visual – Livre Marketing

Importância e Benefícios de uma Identidade Visual

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Importância e Benefícios de uma Identidade Visual

Uma identidade gráfica marcante é  fundamental para se apresentar ao seu cliente como um negócio em que ele pode acreditar e investir.

Você sabe a que é Identidade Visual?

E a diferença entre Identidade Visual, Logotipo e Branding?

Pois é são coisas similares, andam juntas, porém são diferentes. Mas vamos explicá-las uma a uma.

 

Logotipo/Logomarca

Ter uma logomarca é o primeiro passo para separar negócios profissionais de amadores.

Quantos grandes negócios você já viu sem uma simples logomarca? Você já trabalhou em uma empresa que não tinha uma logo? A logomarca ou Logotipo é a forma com que o nome da marca é apresentado graficamente, seja usando apenas tipografia (fontes/letras) ou aliando tipografia e símbolo.

 

 

 

Ex.: A Logo da Coca-Cola é tipográfia (escrita), já a Adidas é mista Tipografia com símbolo.

Projetar um logotipo é uma tarefa complexa e que exige muita responsabilidade. Independente da marca ser pessoal ou empresarial, o logo deve refletir os valores, a essência da marca e deve ser única. Não é interessante que lembre ou que seja parecido com outra marca.

 

Manual de Aplicação:

Para acompanhar a logo, deve ser criado um manual de aplicação com os formatos e tamanhos permitidos para o uso do seu logotipo, pois ela precisa estar sempre legível e respeitar um padrão até mesmo em aplicações no preto & branco.

 

O profissional que cria Logotipo, precisa ser criativo, original, entender e dominar a psicologia das cores e das formas. E ter um amplo conhecimento em tipografia.

 

Um logotipo precisa ser forte, de modo que as pessoas acabem por reconhecer sua marca mesmo quando virem apenas o símbolo do logo, sem a tipografia.

Conforme as logomarcas abaixo, RECONHECE ALGUMA?

      

 

 

Erros Comuns:

  • Utilizar o símbolo sem a tipografia em uma marca recém-lançada ou pouco divulgada. As pessoas não saberão do que se trata.
  • Troca frequente da logomarca. Seu cliente não terá tempo de fixar sua marca na mente. Assim que ele grava uma, você lança outra e depois outra…
  • Utilizar várias logomarcas ao mesmo para representar o seu negócio. Uma logo no cartão, uma logo na fachada e outra no uniforme… Ah… e vamos usar o símbolo sozinho de vez em quando. Acredite existem empresas que fazem isso!

Vai alterar logo? Ficou bem diferente da anterior ou foi somente detalhe? Se ficou bem diferente, faça um lançamento para o público e altere TUDO. Fachadas, uniformes, redes, site…

A cultura impregnada do “vou deixar assim agora, depois vou alterando” não pode te pegar.

Além de tudo isso, é a logomarca que orienta toda identidade visual.

 

Identidade Visual

Se você quer que a sua empresa se destaque no mercado, diante da concorrência, saiba que uma boa identidade visual é um dos principais canais para o sucesso de qualquer negócio.

Não importa o tamanho da sua empresa. Ter uma identidade visual impactante é fundamental para estabelecer uma ligação entre o seu cliente e o seu negócio.

 

Nosso cérebro armazena milhares de informações todos os dias, se você tem uma identidade visual marcante, o cliente é capaz de se lembrar da sua empresa de forma mais fácil, através de um simples símbolo ou por um conjunto de cores diferenciado.

Alguns itens que compõem a identidade visual de uma empresa: logomarca, papel timbrado, cartão de visita, envelopes, wallpapers, embalagens de produtos, brindes, banners, folders, web site, redes sociais.

 

Branding

Branding é o DNA da empresa.

Branding é o que faz a ponte entre o cliente e a empresa, criando um relacionamento entre eles. É uma atividade estratégica de planejamento e conceituação; ao contrário do que muitos pensam, o branding vai muito além da identidade visual ou logotipo da empresa. Ele tem como principal missão, fazer com que o cliente tenha carinho ao usar/consumir aquela marca.

Quando a marca consegue ter um posicionamento positivo, ela cria um relacionamento mais firme. O branding é o que cria a personalidade da marca, atribuindo valores e emoção. Quando se conquista isso, as pessoas preferirão comprar o seu produto invés do concorrente, e talvez depois de muito tempo e de uma relação sólida, aumentar o preço dos produtos, expandir mercados e outras ideias já podem ser tomadas para ampliar ainda mais o negócio.

 

RESUMINDO

Logo ou Logotipo: Símbolo gráfico para representar um negócio/pessoa.

Identidade Visual: Conjunto de elementos formais que ajudam a caracterizar a personalidade, associação e memorização de uma empresa.

Branding: O DNA da empresa.

Caso tenha dúvidas ou queira saber mais a respeito, deixe seu comentário abaixo.

 

Vamos para o terceiro passo que é a Registro de Marca que você verá no próximo artigo.

 

Nos vemos em breve.

 

 

Conheça mais alguns trabalhos de identidade visual da Livre Marketing:

     

 

Saiba mais em http://livremarketing.com.br/index.php/contatos/ 

(27)99959-3741 / atendimento@livremarketing.com.br

 

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