Qual é o seu diferencial?

O poder da diferenciação

Use seu posicionamento para conquistar um lugar exclusivo na mente das pessoas.

 

Em muitas reuniões que realizo com empresas, a demanda sempre é a mesma … (Quero me destacar em relação à concorrência e fazer com que meu cliente pense mais em mim)

Eu sempre respondo: Nossa que legal é o que todos querem!

 

Mas o que você tem feito para SE DESTACAR em meio a concorrência?

Se a resposta for “Melhor Preço” | “Melhor Negociação” ou “Melhor Atendimento” vamos começar do ZERO e pensar mais um pouquinho.

 

(…) Nenhuma empresa pode se destacar se seus produtos e ofertas lembram qualquer outro produto ou oferta de concorrentes. As empresas devem buscar posicionamento e diferenciação relevantes (…) Philip Kotler

 

 

Quando você conhece seu mercado consumidor, mas não segmenta o seu público para entender seu comportamento, você dificilmente irá ofertar aquilo que precisam e desejam.

E também, não será vantagem saber quem são seus clientes e não usar a criatividade para criar uma marca que é vista de forma diferente pelas pessoas e que vende soluções que ninguém tenha no mercado.

 

Posicionamento é OCUPAR um lugar exclusivo na mente dos consumidores, independente do preço praticado.

Ao definir uma estratégia de posicionamento você irá mostrar a essência da sua marca, quais objetivos você ajuda seu público a alcançar e como o faz de maneira completamente sua.

Esse é o seu fator de diferenciação!

 

Porém, para criar a estratégia correta é necessário saber que HÁ DIFERENÇA entre:

“SABER QUEM É REALMENTE O SEU PÚBLICO” e “QUEM VOCÊ BUSCA ATINGIR”

Ex.: O Público que consome seu produto, pode estar nas classes A B e C, porém você só faz estratégia focada no público A+ ou nos artigos mais caros da empresa.

Esta estratégia, pode afastar o público consumidor B e C e não trazer demanda suficiente da Classe A para compensar. Com isso, sua empresa pode ter problemas de identificação de imagem, bem como podendo não ser reconhecida como alternativa viável por nenhum dos dois públicos.

 

 

Ser diferente é ser MELHOR?

Não necessariamente. Ser diferente é ser único.

É fazer algo que ninguém poderá tirar de você e da sua marca. Não importa o poder nem o tamanho do capital que a concorrência possua para investir.

Ou seja, sua marca não precisa ser exatamente a melhor. Ela precisa ser um conjunto de valores que somados a tornem memoráveis na cabeça de seus clientes.

   Ex.:  Starbucks

 

Para definir os diferenciais da empresa, você não deve perguntar O QUE VENDER? e nem COMO VENDER? Mas sim POR

 

QUE VENDER?

  • Por que você decidiu começar seu negócio?
  • Qual o legado que você deseja construir?
  • Que impacto você quer deixar no mundo?
  • O que você representa para seus clientes?
  • Que tipo de emoção você vê estampada no rosto das pessoas quando adquirem seu produto ou serviço?

 

 

>>> Soube responder estas perguntas? Ou não?

Se não soube, talvez seja o momento de realizar uma autoanalise e tentar buscar aquele “friozionho na barriga” inicial que te fez empreender.

Analisar o comportamento dos seus clientes quando compram e quando retornam para um pós-venda, ou até mesmo quando indicam ou não a sua empresa.

 

Todos os dias, muitas novas empresas surgem no mercado e, para se manter como uma escolha em potencial do público-alvo, é fundamental ter sua identidade corretamente definida.

Antes de se lançar num mercado competitivo, é essencial que a empresa tenha autoconhecimento e saiba quais são seus pontos fortes e quais seus pontos fracos que precisam ser trabalhados.

Uma marca confiável e de sucesso não é construída do dia para a noite, pois demanda muito trabalho. O início dessa jornada rumo ao fortalecimento de uma empresa no mercado está no entendimento de qual é o seu lugar no mundo corporativo.

 

Em breve, iremos voltar a falar mais neste assunto, com mais dicas de:

  • Como criar um posicionamento diferenciado para sua empresa

Fiquem ligados!

 

Abraços

 

Aline Martins Gomes