Como ser mais criativo?

Como ser mais Criativo?

Você já deve ter ouvido por aí: Nossa Fulano é tão criativo!

Pessoas criativas, nem sempre tem picos de imaginação. Problemas pessoais, cansaço mental, excesso de ruídos podem diminuir a produtividade ate mesmo dos maiores especialistas em criar conteúdo.

Isso mesmo! Todos nos podemos ter APAGÃO CRIATIVO.

 

Agora Pasmem!!  SER CRIATIVO, ao contrário do que muitos pensam, não é um dom e sim uma habilidade, uma habilidade que deve ser estimulada diariamente.

 

Ja ouviu falar em preguiça de pensar: Nossa mente adora tomar decisões rápidas que não gastem muita enegia… tipo assim 2+2=? É 4 né.. e agora √36-2=? Se voce não tiver uma memória boa, vai ficar buscando na mente a resposta para esta conta… que é 4 também.

O mesmo acontece quando procuramos soluções para o dia a dia. Somos levados a tomar decisões rápidas o tempo todo. Quantas vezes voltou em casa para ver se havia trancado a porta? Ou do carro?

Possivelmente quando você voltou, percebeu que estava trancado… Você possivelmente fez de uma forma tão automática que nem percebeu…

E para especialistas, a falta de criatividade é relacionada a ausência de estímulos. O cérebro precisa de diversos estímulos diariamente para que novas ideias possam surgir, então realizar as mesmas tarefas rotineiras todos os dias, vai deixar seu cérebro com preguiça de pensar e menos inspirado a ter novas ideias.

 

Ser CRIATIVO envolve ter novos estímulos para realizar a mesma rotina, de forma diferente.

 

Existem alguns exercícios que você fazer para desenvolver sua criatividade, vou listar 08 que faço  diariamente.

  1. Defina um objetivo: Você pode estabelecer um propósito (uma razão) pelo qual você deseja mais criativo.
  2. Estude pelo menos 1h por dia: Não existe boas ideias sem um bom conhecimento.
  3. Mude sua rotina: Faça caminhos diferentes ao ir para o trabalho, almoce em outros restaurantes, prove sabores diferentes, limpe e organize gavetas, alterne atividades físicas.
  4. Relacione-se com pessoas ao seu redor. Costumamos ter mais ideias quando realizamos simples conversas com amigos
  5. Saia da Zona de Conforto: Aprenda coisas novas, desafie-se. Se você não sabe fazer uma coisa, busque algum curso ou tutorial para aprender e faça! Desenvolva novas habilidades.
  6. Descanse bem. Não se sinta culpado por tirar um dia de folga para curtir outras coisas. O descanso pode ser do corpo, ou da mente. Eu por exemplo, quando era diretora de criação, adorava passar a noite dançando forró… isso relaxava a minha mente… Existem pessoas que ficam mais cansados, quando estão no ócio, do que outras que sempre buscam algo diferente para fazer.
  7. Escreva diariamente ao menos 01 folha de escrita livre. Anote suas ideias, seus desafios, como você pensa em resolvê-los. Não se preocupe com ortografia, atente-se somente nas ideias.
  8. Medite ao menos 5 min diários com músicas “Bineural Wave” que são facilmente encontradas no youtube

Repita os exercícios de formas diferentes, para não estabelecer uma rotina engessada.

Mande para algum amigo que não se sente criativo.