O Nascimento de uma empresa, também começa pelo NOME.
Por isso, eu criei 05 pilares que analiso com importância para criar um nome criativo e único: CCGPP
Confuso?
Bom eu gosto de criar algumas siglas ou processos para padronizar estas criações.
Ah Aline Mas Google e pesquisa não é a mesma coisa? Não… vou explicar melhor no decorrer.
•CONCEITO
Defina o recado que a sua marca quer transmitir
Defina um objetivo, um sonho, aonde você quer chegar… Que recado sua marca quer passar?
A quem ela vai atingir?… o público que você irá conversar?
• CRIATIVIDADE
Chegamos na minha área… minha cabeça até ferve agora.
FUJA DO MAIS DO MESMO
É sério gente… Mesmo com muitas empresas do mesmo ramo é possível sim se diferenciar.
Você pode escolher pelo segmento que atua, pela região, ou pelo público alvo.
Pense na sua MARCA pronta e imagine uma campanha para divulgá-la… Algo que dê pra fazer brincadeiras relacionadas ao seu nome: Ex Livre Marketing… eu uso Marketing Livre a todos… Seja LIVRE
Relacione o que você faz, com seu público e anote todas as ideias de nome que vierem na mente.
Todas!
Como meu negócio é procurado no Google? Quais são as palavras chaves do meu ramo?
Quando um cliente busca pelo meu serviço o que ele digita?
Este método, ajuda a escolher palavras chaves que ligarão você ao termo de pesquisa do Google do seu ramo.
PRONÚNCIA
A parte mais delicada. Evitem palavras estrangeiras de difícil pronúncia.
Eu particularmente quando o cliente me dá poderes de mudar são as primeiras que eu descarto.
Que chato toda vez que você passar o nome, falar para seguir na rede, ou acessar o site você ficar SOLETRANDO as palavras… isso dificulta a memorização.
Por mais que você pense que está abafando, se sua tia avo não souber falar o nome de sua empresa, acho arriscado você manter esta opção.
Claro que há nomes que estão enraizados na nossa cultura e praticamente impossíveis de não serem usados… MARKETING é um exemplo.
Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por não conseguirem pronunciar.
A Natura tem um ótimo exemplo. Quando Luis Seabra fundou a Natura em 1969, quase todos seus concorrentes adotavam nomes de origens européias, principalmente que remetesse a França.
Mas Seabra tinha outro objetivo: construir uma marca e empresa que estivesse ligada ao bem estar, à natureza, às relações humanas e à melhoria da autoestima das pessoas.
Mais de 40 anos depois, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil.
Há dezenas de outras formas de construirmos nomes originais, mas a que mais me identifico é a forma ARBITRÁRIA. Que define o NOME escolhido sem nenhuma razão aparente e despertam a curiosidade do público e, ao saber a razão do nome, aumenta sua empatia com a marca.
Ex.: As operadoras usam muito este conceito de nomes e marcas simples, mas que são mais fáceis de serem memorizadas.
VIVO / CLARO / OI / TIM /
Ou ainda APPLE / BLACK BERRY
Veja abaixo outras formas de originais de criar nomes:
- Rimas
Coca-Cola, Hopi Hari.
São sílabas que se repetem e dão sonoridade ao nome. São fáceis de memorizar.
- Palavras inventadas/mágicas
Leitíssimo, Moranguito, Macbook
- Siglas
WL Com
RP Assessoria
O nome não tem muito significado conceitual, muitas vezes é só o resumo do nome da pessoa. Porém são de fácil memorização.
- Abreviação
FEDEX – Federal Express
- Descritiva
Descrevem o produto ou serviço que fazem, normalmente o INPI não permite registro de marcas assim: Exemplo: Açougue de Carne / Loja de Bicicleta
Mas acredito que as pessoas não pensam em colocar nome assim certo?
- Nomes dos Fundadores
Walt Disney
- Nome em língua estrangeira
Youtube / Amazon
- Onomatopeias
Onomatopeias é uma figura de linguagem na qual se reproduz com um som ou um fonema.
No caso para criar uma marca, é quando queremos transmitir a ideia de negócio, produto ou serviço jovem e divertido.
Ex.: Yahoo / Nhac / Boom / Crash
- Simbólica
Quando uma marca usa uma imagem que descreve seu conceito.
Ex.: Jaguar / Puma
Pronto! Você já pensou em diversos nomes legais, mas antes de definir vamos para o último passo.
PESQUISA
Para escolher o nome, eu particularmente mantenho ao meu lado, um computador aberto e quando penso no nome, pesquiso logo em seguida no Google, Instagram e Facebook e INPI (Instituto Nacional da propriedade industrial). https://gru.inpi.gov.br/pePI/
Assim, se não houver outra empresa, do mesmo ramo com o mesmo nome, ele já se torna um candidato forte para minha escolha.
Então se você pensou em um nome e encontrou diversos nomes iguais por aí, mesmo que seja em outro estado, acho válido e sensato pensar em outro nome né mesmo?
Após pesquisa realizada e o nome devidamente escolhido.
Vamos para o segundo passo que é a Construção da Identidade Visual que você verá no próximo artigo.
Nos vemos em breve.